Arte para escadaria Sesc Registro, em comemoração ao centenário do K.K.K.K., edifício que concentrou atividades voltadas à imigração japonesa no Vale do Ribeira.

“O tempo é central, representado pelos sóis e a lua. Em torno deles, muito acontece.

A vida do K.K.K.K., ilustrado pelos tijolos, a chaminé, o arroz e a cor terrosa, assiste a atividades voltadas à terra e à água, e envolve infinitas histórias de fartura, suor e lágrimas; do convívio com a fauna e flora local, uma andorinha traz um broto de chá sobre uma folha de bananeira; dando unidade sobre tudo, grãos de arroz envolvem os elementos como pontos do tradicional bordado sashiko, originalmente usado para remendar e fortalecer roupas simples no Japão. Aqui, seus pontos e traços formam cheios e vazios representando os tantos caminhos percorridos em terra e em vida.

As raízes conectam a arte ao ponto em que o espectador está posicionado para ver a composição, o que sugere a continuidade e a perseverança da história do K.K.K.K.

Caminhando sobre os degraus, é possível descobrir trechos de relatos de alguns protagonistas locais, documentados pelo Sesc Registro na ação Que História é Essa, também em comemoração ao centenário do edifício.

Juntos, estes elementos constroem uma narrativa visual de um lugar onde o pulsar se torna cada vez mais forte e resistente.

É uma homenagem às memórias que ressoam como o vento e que permanecem entre as gerações.”

Registros por Livia Badur / Sesc Registro